Home Pedidos!
VANTAGENS DA MANIPULAÇÃO
1 - Versalidade posológica

O medicamento manipulado permite o ajuste de doses ou concentrações dos fármacos à forma farmacêutica.

2 - Viabilização de associação de fármacos

A prescrição magistral permite realizar associações de fármacos que, muitas vezes, não estão disponíveis no mercado tradicional.

3- Possibilidade de escolha de forma farmacêutica e excipientes

a) Através da manipulação o prescritor pode optar pelo uso da forma farmacêutica que seja mais adequado à via de administração escolhida ou às condições específicas do paciente.
b) É também possível escolher o veículo ou excipiente ideal para pacientes sensíveis a determinados componentes presentes na formulação (ex: conservantes, lactose, corantes, flavorizantes, essências) ou para pacientes que apresentem restrição de uso para alguns componentes (ex: pacientes diabéticos com restrição de açúcar).
c) Podemos citar a importância da preparação magistral na forma oral líquida para pacientes pediátricos e idosos com problema de deglutição de comprimidos, facilitando a adesão ao tratamento.

4 - Possibilidade de resgate de medicamentos que não são mais fabricados pela indústria

Através da manipulação é possível resgatar medicamentos que foram retirados pelos laboratórios por não serem economicamente viáveis ou interessantes ao mercado e também medicamentos que sofreram alterações na composição, dose ou forma farmacêutica.

5 - Manipulação de medicamentos de terapêutica rara

São medicamentos não desenvolvidos pela indústria farmacêutica por razões econômicas, porém de interesse à saúde pública. Os medicamentos manipulados podem representar uma alternativa muito efetiva para o tratamento dos pacientes que necessitam destes medicamentos. A farmácia magistral disponibiliza também uma série de suplementos nutricionais contendo componentes que muitas vezes não são encontrados no mercado tradicional.

6 - Viabilização do uso do fármaco pela segunda vez

Fármacos usados primeiramente para uma determinada doença passam a ser empregados posteriormente para combater outra enfermidade, mas quase sempre requer concentrações e/ou formas farmacêuticas não disponibilizadas no mercado. Contudo, na manipulação, é possível veicular esses fármacos nas dosagens e apresentações adequadas às situações clínicas diferenciadas.

7 - Economia

A possibilidade de manipulação da quantidade necessária ao tratamento promove de certa forma uma economia para o paciente, visto que a indústria farmacêutica tem embalagens com quantidades definidas.

8 - Personalização terapêutica


A prescrição magistral utiliza a nomenclatura genérica e descreve a forma farmacêutica e a dose ou concentração do fármaco. O resultado é único, diferenciado e nominal ao paciente. Há um aumento na adesão ao tratamento decorrente desta personalização farmacoterapêutica.

9 - Obstáculo à automedicação

Na farmácia magistral o preparo do medicamento está condicionado à apresentação de uma receita prescrita por profissional habilitado. Esta situação evita abusos e os riscos inerentes da automedicação. Além disso, a presença efetiva do profissional farmacêutico promove o uso racional de medicamentos.

10 - União multiprofissional em prol da saúde

A base da farmácia magistral está no relacionamento entre o farmacêutico, o médico e o paciente. Esta união entre médico e farmacêutico representa fator importante para se estabelecer um tratamento eficaz e personalizado.
Design BP